Tiago Rodrigues Tavares
Tiago é agrônomo com doutorado em Engenharia de Biossistemas e MBA em Ciência de Dados e Machine Learning. Realizou atividades acadêmicas na Universidade Federal de Goiás (Brasil), Universidade de Sevilha (Espanha), Universidade de São Paulo (Brasil), Universidade de Ghent (Bélgica) e Universidade de Sydney (Austrália). Em 2022, recebeu o prêmio “Outstanding Graduate Student Award” da International Society of Precision Agriculture (ISPA) e teve sua tese premiada com menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese e no Prêmio Tese Destaque USP. Também foi reconhecido pela Bayer no Prêmio Mentes da Inovação, que valoriza jovens pesquisadores com ideias inovadoras.
Atualmente é pesquisador de pós-doutorado, com bolsa FAPESP, junto ao Centro de Pesquisa de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON-USP) para avaliar possibilidade de uso de sensores para direcionar e reduzir o número de amostras para avaliação de estoques de carbono no solo. Além disso, também tem vínculo com Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP), colaborando com pesquisas para modernizar análises de produtos agrícolas (solos, plantas e fertilizantes) com técnicas analíticas de química verde, bibliotecas espectrais e modelagem preditiva avançada.
Tiago tem experiência no desenvolvimento de abordagens de sensoriamento e bibliotecas espectrais para o monitoramento de solo e plantas, tanto em laboratório quanto diretamente no campo. Sua pesquisa tem explorado a fronteira do conhecimento em espectroscopias vis-NIR, XRF e LIBS, estratégias de modelagem preditiva com grandes volumes de dados e na avaliação do desempenho de técnicas analíticas com base na abordagem prática de "fitness-for-purpose". Seu objetivo como pesquisador é contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que intensifiquem o monitoramento dos sistemas agrícolas, promovendo decisões baseadas em dados e práticas agrícolas mais sustentáveis.