CCarbon ganha sede na ESALQ

No dia 6 de junho de 2025, a Universidade de São Paulo (USP) deu mais um passo estratégico no enfrentamento às mudanças climáticas ao inaugurar o núcleo administrativo do Center for Carbon Research in Tropical Agriculture (CCARBON/USP), sediado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), em Piracicaba (SP).

A cerimônia reuniu autoridades acadêmicas, representantes do setor produtivo, formuladores de políticas públicas e membros da sociedade civil, refletindo o caráter plural e integrador da missão do CCARBON. O centro foi idealizado com o objetivo de impulsionar soluções inovadoras para a mitigação das mudanças climáticas a partir da agricultura tropical, promovendo sinergias entre ciência, mercado e políticas sustentáveis.

“Estamos consolidando um espaço de excelência científica e de articulação estratégica, que posiciona a USP como protagonista global na transição para uma economia de baixo carbono”, destacou o reitor da USP, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr., presente no evento.

O CCARBON atua como uma ponte entre a produção de conhecimento e sua aplicação prática no campo, com foco em pesquisas que conciliam produtividade agrícola, conservação ambiental e justiça climática. A inauguração do núcleo administrativo representa um marco na estruturação institucional do centro e fortalece sua atuação como referência nacional e internacional em práticas sustentáveis voltadas ao setor agropecuário.

Na foto aparecem o Prof. Carlos Eduardo Cerri, coordenador do CCARBON; o Prof. Maurício Roberto Cherubin, vice-coordenador e diretor de Pesquisa; o Prof. Tiago Osorio Ferreira, diretor de Disseminação; e o Prof. Pedro Brancalion, diretor de Inovação. Juntos, eles representam a liderança de um centro que conta com mais de 70 pesquisadores, uma centena de bolsistas, equipe técnica dedicada e diversos parceiros de instituições públicas e privadas, que colaboram para transformar a agricultura tropical em um vetor de soluções climáticas.